top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Existências

Dimensões: aberto tem 21 x 15 cm, fechado tem 10,5 x 15 cm. Papel artesanal de fibra de kozo e bananeira, confeccionados por mim. Acabamento em dobra, costura à máquina e caixa de madeira forrada. Fotos pessoais e fotos do Arquivo “ACHO”. Impressão por transferência de imagem, processo onde as fotos são transferidas para o papel com tiner e prensa. Livro desenvolvido na disciplina de livro de artista na pós-graduação do “Instituto de Artes da Unicamp”, em 2024.


Há algum tempo, mergulhei no meu acervo pessoal de fotografias e memórias e descobri que desde menina sempre fui uma colecionadora de momentos. Além de fotografias de família, tenho cartas, cartões, bilhetes e pequenos objetos, tudo que possa fazer uma ponte entre passado e presente. Então, conheci o “ACHO - Arquivo Coleções de Histórias Ordinárias”, onde fiz uma pesquisa em fotos que foram achadas no lixo. Percebi que nossa existência é muito mais ordinária do que extraordinária, que a vida é movimento e também impermanência. Quantas vidas acontecem simultaneamente ou em tempos distantes, da mesma forma. Assim, ao mesmo tempo que somos únicos, somos muitos e vivemos da mesma forma, usando os mesmos signos e costumes. A fotografia congela o presente para que futuro tenha uma história, um sentido. As histórias nunca terminam, porque a fotografia transporta a vida para sempre num eterno looping da existência.

Através da fotografia, conto neste livro histórias paralelas imaginadas por mim. Mas acredito que cada um que o folhear poderá imaginar sua própria trajetória.

Segundo Susan Sontag (1933/2004), escritora, filósofa e cineasta, “A fotografia, na verdade, é incapaz de explicar o que quer que seja. É um convite inexaurível à dedução, à especulação e à fantasia”.

bottom of page