_edited.jpg)
sobre mim
Colecionadora de momentos. Minha mente é um grande gaveteiro, antigo, cheio de rococós e inúmeras gavetas. Minhas memórias se misturam com folhas secas, rolos de filmes fotográficos, objetos afetivos e poesia. Me dou conta que cresci envolta a tudo isso: flores, objetos, livros e histórias. Dessas relações, surge meu trabalho. Volto ao passado para ressignificar o presente e dar sentido às existências.
A fotografia, quase sempre através de processos alternativos, é um campo de experimentação. Recortes, colagens, cianotipias, livros de artista feitos a partir de imagens, papéis feitos a mão, gestos que constroem camadas de tempos.
As subjetividades da luz, da natureza, das memórias e das histórias nutrem minhas pesquisas. Me interesso pela imagem como apresentação da vida, do sentimento e de um olhar singular para o mundo.
“Faço arte, para tentar compreender a impermanência da vida e preencher os vazios.”
“Faço arte, para tentar compreender a impermanência da vida e preencher os vazios.”
Débora Raya é artista visual e reside atualmente em Campinas-SP. Seu trabalho se materializa, principalmente, em processos alternativos de fotografia e impressão como a cianotipia, monotipia, impressão botânica e gravura. Conceitualmente, usa esses suportes para revisitar a memória e os afetos, através do seu olhar e da poesia das coisas. Nos últimos dois anos, focou sua pesquisa em papel artesanal, e isso se traduz em sua produção artística.
Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas, com uma carreira em produção gráfica, traz suas experiências pregressas para a arte.
FORMAÇÕES ARTÍSTICAS:
-
Extensão Artes Visuais na Unicamp [2018]
-
Curso Olhar Criativo com o fotógrafo Martinho Caires [2019]
-
Grupo de Estudos em Cianotipia na Casa de Eva [2022]
-
Grupo de Estudos do OPA (Oficina de Papel Artesanal) na Unicamp [2023/2024/2025]
-
Oficina Poemas dos Arquivos [2023]
-
Curso de livro de artista Dobras de Si [2023]
-
Laboratório de Gravura Unicamp [2024/2025]
-
Aluna especial na disciplina de livro de artista na Pós-graduação da Unicamp [2024].
-
Cursando Pós-graduação em Fotografia como Suporte para a Imaginação no Espaço f/508 de Cultura [2025/2026]


COLETIVO POMPOM GRENÁ
O Coletivo Pompom Grená é formado por Débora e Marina, mãe e filha respectivamente, que se juntaram para participar de feiras gráficas com seus trabalhos. Débora trabalha com processos de impressão artesanal, como a cianotipia e impressão botânica e também gravura em papéis especiais, brincando com temáticas da natureza e utilizando-se delas no desenvolvimento de seus trabalhos. Marina tem uma poética ligada às questões sociais e experiências que viveu, trabalhando com os processos do desenho, lambe-lambe, fotografia, gravura e pintura para se expressar.
Feiras de Arte impressa e Publicações Independentes que participa com o Coletivo Pompom Grená:
-
Printa Feira -SP
-
Feira Sub - Campinas
-
Feira Miolos - SP

